A grande penalidade de Zinédine Zidane à Panenka na final do Campeonato Mundial de 2006 pode ser a peça de habilidade mais subestimada na história do futebol.
A França enfrentou a Itália e Zidane tinha anunciado antes do torneio que se iria reformar nesse mesmo verão. Como todos sabemos e recordamos, Zidane acabou inclusive por ser expulso por uma cabeçada chocante sobre Marco Materazzi, tendo terminado a sua carreira como jogador de forma… diferente.
Mas o que não é suficientemente discutido é o puro talento artístico que Zidane conseguiu arrancar mais cedo no jogo. Ele tornou-se o quarto homem a marcar uma grande penalidade numa final do Campeonato do Mundo, fazendo-o em grande estilo.
Mais do que marcar, o antigo jogador do Real Madrid enganou completamente o guarda-redes Gianluigi Buffon, que estava no seu pico de forma, com um penálti à Panenka que só um jogador do seu calibre se arriscava a fazer na final de um Mundial.
Confere:
How did Zidane have the balls to do this in a World Cup final against prime Buffon… pic.twitter.com/oriHyEWHxf
— ali (@tcourtois1ii) March 26, 2022
Zidane fez muito mais do que uma cabeçada na prova em questão e os adeptos conseguem apreciar isso, mesmo 16 anos depois.
Nas redes sociais, o ex-jogador foi muito elogiado e houve inclusive quem dissesse que se tratou do “golo mais frio já alguma vez marcado num Mundial”.
Grande.