Nos seus tempos do Inter, José Mourinho conseguiu substituir até o guarda-redes e não substituiu Zlatan Ibrahimovic porque achou que o avançado não se esforçou o suficiente durante o jogo.
O ano era o de 2009 e o Inter entrou em campo depois de já ter sido confirmado campeão da Serie A. A certo ponto, Ibrahimovic pediu para ser substituído mas Mourinho não estava convencido de que o sueco tinha dado tudo.
Mourinho já tinha tirado Luis Figo e Mario Balotelli por Davide Santon e Mancini e bem, como última substituição, Zlatan ficou incrédulo por perceber que Mourinho preferiu meter em campo o seu segundo guarda-redes Paolo Orlandoni por Júlio Cesar, significando que Zlatan tinha de jogar até ao fim.
Inter Vs. Siena (17/05/2009): Zlatan didn’t work his socks off that game and asked José to sub him off because of ‘tiredness’.
Mourinho’s response?: pic.twitter.com/dctZ9Gc8KB
— Sir José #Giallorossi (@MourinhoTheGOAT) November 17, 2020
A verdade é que o instinto de Mourinho compensou, sendo que Ibrahimovic acabou por vencer a Bota de Ouro por um golo no final de maio do mesmo ano.
O técnico português explicou o incidente em 2014 e disse que deixou Ibrahimovic em campo porque os seus colegas de equipa não o estavam a ajudar a marcar golo.
Ao Sky Sports, ele disse: “Ele estava muito irritado. Chegou-se ao pé de mim e gritou: ‘Somos campeões, eu ajudei muito a que fôssemos campeões, e agora ninguém me ajuda a mim. Quero sair já'”.
“Nesse momento, eu fingi que não o estava a perceber e disse: ‘O quê? O quê? Queres uma bebida, precisas de água?’ e atirei-lhe uma garrafa. Minutos depois, ele marcou um belíssimo golo”, completou Moutinho.
Eles voltaram a trabalhar juntos no Manchester United sete anos depois e Mourinho admite ter uma ligação especial com o jogador de 39 anos: “Um jogador que me deu tanto como o Ibra vai estar sempre no meu coração. Ele fez muito pelo Inter e o Inter fez muito por ele”.
“Cumprimento-o sempre que posso e desejo-lhe sempre o melhor – exceto quando joga contra mim. Ele é muito especial, e um dos melhores avançados do mundo”.
Bela relação.