Cristiano Ronaldo começou a dar que falar no Sporting e atingiu o estrelato no Manchester United e Real Madrid. Eventualmente, avançado da Juventus acabou por evoluir para um avançado mais central e tornou-se ainda mais letal em frente à baliza, o que o levou a estar pertíssimo de bater o recorde de mais golos internacionais por parte de qualquer jogador à face da Terra.
Embora vermos o Bola de Ouro por cinco vezes a jogar como número 9 nos pareça uma escolha bastante óbvia agora, foi preciso um golpe de génio de Mourinho em 2011 para que isso se tornasse uma coisa regular.
O Special One surpreendeu muita gente ao colocar Ronaldo na posição de número 9 na final da Copa del Rey em 2011, apesar de ter Karim Benzema, Gonzalo Higuain e Emmanuel Adebayor no banco.
A verdade é que compensou, porque a estrela portuguesa marcou o único golo do jogo. Mourinho revelou exatamente porque o fez no documentário “The Playbook”, disponível na Netflix.
Cristiano Ronaldo under Jose Mourinho..
This version of Cristiano was unbelievable..
— Real Madrid Analysis (@rmdanalysis) June 12, 2021
Não é que Ronaldo fosse bem conhecido pelo apoio que dava aos laterais, sendo que já durante o seu tempo no Manchester United, Wayne Rooney trocava frequentemente de posições com o seu companheiro de equipa para defender as costas.
Agora a frio, e já passado algum tempo, parece que a mudança de afastar Ronaldo para longe de Dani Alves e em vez disso deixar Angel di Maria, Sami Khedira e Marcelo lidar com o brasileiro foi uma decisão brilhante.
Ronaldo Goal VS Barcelona Copa Del Rey Final 2011.
One Of Ronaldo's Best Goals Ever. His Ball Timing and Jump Were Super Exact ❤ pic.twitter.com/nLw9u7nDfx
— SamiN?? (@Samin_M7) February 2, 2019
Embora esta final há 10 anos tenha sido o início da sua caminhada como número 9, é justo dizer que o jogador de 36 anos fez dessa posição a sua durante a última década.
Ele marcou 465 golos desde que a época 2010/11 terminou, e tornou-se o maior goleador de todos os tempos do Real Madrid nessa época.