Apesar de já contar com 123 internacionalizações por Portugal, Pepe cresceu no Brasil e mudou de país para continuar a sua carreira futebolística no final da adolescência.
E apesar de ter crescido muito fisicamente, a verdade é que o central implacável exigia uma grande quantidade de amor e atenção da sua mãe quando era mais novo.
Em conversa com a Tribuna Expresso, ele disse:
“Até chegar a Portugal, aos 17 anos de idade, dormi com a minha mãe, por isso imaginem como era [risos]. Já era grande e dormia com os meus pais, por isso imagino que o meu pai não gostava de me ter lá”.
“Isto é interessante: no outro dia estava a falar com a minha mãe e ela dizia-me que eu gostava muito de lhe passar a mão pelo cabelo e eu disse-lhe que talvez já soubesse que iria estar demasiado tempo longe dela”.
Pepe assinou pelo Marítimo e fez 64 jogos pelo clube antes de se juntar ao Porto pela primeira vez, onde ganhou campeonatos de forma consecutiva.
No entanto, foi no Real Madrid que ele conquistou a sua reputação como centralão, sendo que ele ganhou três títulos da Liga e três Ligas dos Campeões em 334 jogos ao longo de 9 temporadas.