Os 10 melhores defesas centrais do futebol mundial foram classificados, com Ruben Dias a ultrapassar, de forma controversa, Virgil van Dijk na primeira posição.
Apesar do defesa do Manchester City ter lidado recentemente com um derrota na final da Liga dos Campeões, ele fez uma época verdadeiramente espantosa e bem, talvez seja por isso que a revista de futebol FourFourTwo o colocou em primeiro lugar na sua lista dos 10 melhores defesas centrais do mundo.
“Ele tem calma com a bola, posiciona-se de forma suprema e é o líder que os Citizens têm perdido na defesa desde que Vincent Kompany se despediu do clube”, elogiou o FFT.
Isto significa que o defesa holandês Van Dijk, do Liverpool, caiu para o segundo lugar, sem qualquer culpa real por ter falhado a maior parte da época (e o próximo EURO) com a sua lesão do ligamento cruzado.
O jogador de 29 anos ainda é elogiado por possuir “tudo o que se quer num defesa central moderno: força, velocidade, proeminência aérea, qualidades de liderança e habilidade com bola”, no entanto.
Mais do que isso, ele está a dar-se melhor do que dois defesas espanhóis que estiveram em tempos no topo de listas como estas: Sergio Ramos, do Real Madrid, e Gerard Piqué, de Barcelona. Eles apenas entram à socapa na contagem decrescente no nono e décimo lugares, respetivamente.
Entretanto, o capitão do Manchester United Harry Maguire está em quinto lugar, elogiado pela sua consistência para o clube e país. O jogador de 28 anos de idade certamente que fez falta na final da Liga Europa do United contra o Villarreal.
Mas é o Man City que está a dominar a contagem decrescente, pois ostenta os três defesas no top 10. A Dias, de 24 anos, juntam-se John Stones (sétimo) e Aymeric Laporte (quarto), que atualmente nem sequer é titular pelo City.
No entanto, não há lugar para o veterano do Chelsea Thiago Silva, nem para o revitalizado Antonio Rudiger. Matthijs de Ligt também falha, uma vez que não tem sido uma transição perfeita do Ajax para a Juventus para a jovem estrela holandesa, enquanto Dayot Upamecano e Kalidou Koulibaly também estão ausentes.
Eis o top 10:
10. Gerard Piqué (Barcelona)
9. Sérgio Ramos (Real Madrid)
8. Milan Skriniar (Inter)
7. John Stones (Man City)
6. Raphael Varane (Real Madrid)
5. Harry Maguire (Man United)
4. Laporte Aymeric (Man City)
3. Marquinhos (PSG)
2. Virgil van Dijk (Liverpool)
1. Ruben Dias (Man City)
Concordam com o top 10?