Durante um jogo da Turkish Super Lig em abril de 2012, Didier Zokora e Emre Belözoğlu viram-se envolvidos numa altercação acesa que culminou com o internacional turco a lançar um insulto racista a Zokora mesmo à frente do árbitro.
Mais tarde, ele foi punido com 2 jogos de suspensão, naquele que foi um castigo muito leviano dado o que se passou. Zokora falou ao Lig TV sobre o incidente, tendo dito: “Belözoğlu e eu ficámos cara a cara durante o jogo. Eu digo-vos o que ele disse palavra por palavra. Ele chamou-me: “F**king n**ger’. Foi a primeira vez na minha vida que algo do género me aconteceu. E ele tinha africanos como Yobo e Sow na sua equipa – não consegui perceber porque é que ele disse aquilo”.
“Estamos a tentar todos fazer o nosso trabalho. O que é que a cor da nossa pele interessa? Os adeptos, a FIFA e a imprensa estão todos contra insultos e atitudes racistas. Espero que coisas destas não passem nunca impunes”.
A verdade é que há menos de um mês, ambos voltaram a partilhar o mesmo campo quando o Fenerbahçe e o Trabzonspor se enfrentaram. E aí Zokora, com a ajuda dos seus colegas, quis a vingança…
https://twitter.com/DanielHarris/status/938707956480331776
Emre sofreu muito ao longo do jogo com faltas duríssimas por parte de outros colegas de Zokora mas eventualmente, ele chegou para dar “a sua fatia”. A certo ponto do jogo, eles encontraram-se e Zokora nem teve olhos para a bola – só para a genitália de Emre. Não se sabendo como, Zokora saiu desta só com um cartão amarelo.
Confere:
Dois anos depois do incidente inicial, Emre tornou-se no primeiro futebolista turco a ter uma pena suspensa de dois meses e meio de prisão por um crime racista.