Martin Ødegaard mudou-se para a capital espanhola com a tenra idade de 16 anos, vindo do Strømsgodset IF. Quando chegou ao Real Madrid pela primeira vez, não sabia espanhol mas encontrou no balneário alguns jogadores que podiam comunicar em inglês como Ronaldo, Luka Modrić e Toni Kroos. Ødegaard, agora com 24 anos e o capitão do Arsenal, elogiou esses três jogadores por serem “muito amáveis” enquanto relembrava os seus primeiros dias em Madrid, quando era adolescente.
“Tudo em que eu pensava era em como aqueles tipos me iam tratar quando eu entrasse no balneário. Este rapazinho que não falava espanhol”, disse Odegaard ao The Players’ Tribune.
“Mas eles foram todos muito amáveis e os que falavam inglês – Kroos, Modrić, Ronaldo – cuidaram muito bem de mim no início. Eles deram-me conselhos e ajudaram-me muito. Mas, sinceramente, não creio que nenhum deles estivesse particularmente preocupado com uma criança de 16 anos da Noruega a tomar o seu lugar na equipa”.
Ødegaard viria então a tornar-se no jogador mais jovem a estrear-se no Real Madrid aos 16 anos e 157 dias em maio de 2016 quando substituiu Ronaldo numa vitória por 7-3 sobre o Getafe.
No entanto, não conseguiu encontrar o seu ritmo em Madrid e foi emprestado várias vezes para a Eredivisie e a La Liga antes de se juntar aos Gunners num outro acordo temporário em janeiro de 2021. A verdade é que começou a crescer pelo Arsenal e selou uma mudança permanente para o clube londrino no verão de 2021, não tendo olhado para trás desde então.
O resto é história…