A 30 de janeiro de 2022, Luis Fernando Díaz Marulanda, um colombiano de 25 anos, juntou-se oficialmente ao Liverpool Football Club. Parece um sonho tornado realidade: dedicar-se totalmente ao desporto que ama e ganhar a vida com ele, bem como elevar o nome do seu país e da sua comunidade.
Mas este sonho, em particular, não é apenas um produto do desejo, mas do talento e do trabalho árduo, bem como da luta contra a inércia dos preconceitos sociais e de um estado económico que o limitava.
Hoje, Díaz destaca-se num dos clubes de futebol mais prestigiados do mundo.
Recuando um bocadinho na carreira do jogador, o seu valor no Club de Futbol Junior de Barranquilla era de cerca de 75 mil euros, sendo que quando foi para o Porto acabou por ser avaliado num valor 30x mais elevado, depois de ter sido comprado a troco de 2 milhões de euros.
As suas conquistas ao longo da sua carreira no desporto internacional abriram-lhe caminho através dos círculos do futebol profissional, de tal forma que acabou por assinar pelo Liverpool a troco de 45 milhões de euros, mais 15 milhões por objectivos.
O seu pai, Luis Manuel Díaz, foi o primeiro a reconhecer o seu talento para o futebol. Quando Luis tinha 17 anos, o seu pai levou-o a Bogotá para se submeter ao processo de selecção de jogadores para representar a Colômbia na Copa América dos Povos Indígenas, a única edição que se ia realizar no Chile em 2015.
O seu pai sabia que Luis iria destacar-se no campo apesar da sua fraca figura e tinha razão, pois ele acabou por ser seleccionado. Carlos “El Pibe” Valderrama, uma figura lendária do futebol colombiano, reconheceu talento suficiente no jovem Guajiro para o recomendar ao Club Junior de Barranquilla, o que levaria à sua ascensão astronómica.
O resto é história…