Messi ou Ronaldo? Eis a pergunta eterna.
É o maior debate do futebol e toda a gente tem a sua preferência. Por um lado temos Messi, um autêntico génio e um dádiva para o mundo do futebol e por outro, temos Cristiano, o jogador mais trabalhador da modalidade inteira, combinando uma grande dose de talento com excelência física.
É difícil determinar qual o “melhor” jogador com base no que alcançaram na carreira. Messi tem seis Bolas de Ouro, Ronaldo tem cinco. Ambos são os melhores marcadores de sempre do Barcelona e do Real Madrid, respectivamente. A verdade é que recentemente, um grupo de programadores oriundos da Bélgica afirmaram ter encontrado a fórmula definitiva para determinar qual o melhor…
Um grupo de professores da Universidade Católica de Lovaina juntou-se com os especialistas da SciSports para trazer algo chamado Valuing Actions by Estimating Probabilities (VAEP), o que aparentemente resolve o debate Messi vs. Ronaldo.
A fórmula considera todos os jogos de cada jogador e tem em conta as suas contribuições dentro do terreno, tanto a atacar como a defender. Jesse Davis, professor da universidade, disse: “O valor do jogador de futebol é muitas vezes determinado pelos seus golos e assistências. A verdade é que um golo é um evento raro, dado que em média, um jogador realiza cerca de 1,600 acções num jogo. O nosso modelo olha para todas as acções – remates, passes, dribles, desarmes – e calcula o valor final”.
Eles analisaram dados desde a época de 2013/2014 até 2017/2018 e quem venceu? Messi. E não foi por pouco.
A estrela do Barcelona teve uma pontuação VAEP de 1.21 por jogo, enquanto que Cristiano conta com uma pontuação de 0.61 por jogo. “Nas primeiras temporadas, os resultados de Messi e de Ronaldo estavam muito, muito próximos um do outro mas a partir da época 2015/2016, Messi descolou e afastou-se do seu eterno rival”.
Os dados de Messi são diferentes de qualquer outro jogador e o professor explicou: “Normalmente vemos uma trade-off, na maior parte dos jogadores: temos muitos jogadores que realizam imensas acções com menos valor, como é o caso de Pogba. Temos também jogadores que não tocam muito na bola, estatisticamente, mas têm um grande impacto, como é o caso de Harry Kane, Mohamed Salah ou Ronaldo”.
“Messi é excepcional nesta área: ele tem um elevadíssimo número de acções e todas elas têm um valor muito elevado”, concluiu.
Resolvido. Pelo computador.