O Futebol Clube do Porto ganhou destaque no último domingo ao conquistar uma vitória crucial frente ao Boavista, com um penálti a favor que garantiu a vitória para os dragões.
Com isso, ultrapassaram os costa-riquenhos do CS Herediano e tornaram-se no clube com mais grandes penalidades a favor desde janeiro de 2020.
O feito foi divulgado por um estudo recente realizado pelo CIES – Observatório do Futebol – que analisou dados de 75 campeonatos em todo o mundo entre 1 de janeiro de 2020 e 1 de abril de 2023. O estudo apontou as equipas que mais beneficiaram de grandes penalidades, colocando o FC Porto na quarta posição (ver notícia associada).
Desde então, os azuis e brancos acumularam cinco penáltis a seu favor (contra Estoril, Paços de Ferreira, Boavista e dois contra o Santa Clara), saltando para a liderança da lista. O CS Herediano (Costa Rica), Hajduk Split (Sérvia), Zamalek (Egito) e Fenerbahçe (Turquia) também tiveram algumas grandes penalidades a seu favor nos últimos jogos, mas não o suficiente para superar o FC Porto.
Confere abaixo os números:
Posição
1. FC Porto Penáltis a favor: 46
2. CS Herediano Penáltis a favor: 45
3. Hajduk Split Penáltis a favor: 44
4. Zamalek Penáltis a favor: 44
5. Fenerbahçe Penáltis a favor: 43