FC Porto e Anderlecht vítimas de burla informática milionária em Sevilha! Dragões perdem 90 mil euros enquanto belgas entregam meio milhão! Polícia prende sete suspeitos na operação ‘Lucus’!
O futebol português volta a ser manchete, mas desta vez não pelos golos ou pelas vitórias em campo. O Diário de Sevilla revela que o FC Porto e o Anderlecht estão entre as vítimas de um esquema de burla informática milionário que terá tido origem na cidade andaluza. Os dragões terão perdido 90 mil euros, enquanto os belgas terão caído na armadilha dos burlões e entregue meio milhão de euros.
O modus operandi é conhecido como ‘Man in the Middle’ e consiste na interceção de comunicações eletrónicas entre fornecedores e clientes. Através deste método, os criminosos conseguiram aceder a faturas e, posteriormente, fingir ser o fornecedor para pedir o pagamento das mesmas em novas contas bancárias. O dinheiro depositado é então transferido para outras contas ou levantado, totalizando um desvio de mais de dois milhões de euros de várias empresas europeias.
A polícia espanhola agiu rápido e prendeu sete suspeitos na operação ‘Lucus’, após a denúncia de uma cadeia de perfumarias que teria perdido 200 mil euros. As investigações continuam e os clubes portugueses e belgas esperam agora recuperar o dinheiro perdido neste esquema de burla que abalou o mundo empresarial europeu.