De acordo com os relatórios das buscas realizadas nas instalações do FC Porto e na casa do presidente Pinto da Costa, o Ministério Público está a investigar o clube por supostas entregas de dinheiro a indivíduos com capacidade de influenciar os resultados desportivos.
Se essas suspeitas se confirmarem, o FC Porto pode enfrentar sanções desportivas, como perda de pontos ou descida de divisão, de acordo com o regulamento disciplinar da Liga Portugal. O jornal Record informa que os procuradores do Ministério Público agora cruzam as informações obtidas nas buscas realizadas na Operação Prolongamento e Operação Cartão Vermelho.
Se for comprovado corrupção de elementos da arbitragem, as sanções mais graves incluem descida de divisão e perda de cinco a oito pontos. Em ambos os casos, há multas pecuniárias previstas.
Segundo o jurista José Guilherme Aguiar, contactado pelo jornal desportivo, as sanções para esse tipo de caso tornaram-se mais severas devido a regulamentação disciplinar e legislação mais rigorosa.
Fonte: ZAP