A polémica está instalada no futebol feminino espanhol, após um jogo entre as equipas do Terrassa e Europa B. O Terrassa acusa a equipa adversária de ter jogado com “dois homens com barba”, que se “intitulam mulheres”, algo que causou grande controvérsia e já transitou para o campo político. A porta-voz do partido VOX, Alicia Tomás, foi uma das primeiras a comentar o incidente, recorrendo às redes sociais para condenar a participação dos dois jogadores em questão.
VOX intervém na polémica e defende “as nossas meninas”
Alicia Tomás, porta-voz do VOX, partilhou nas redes sociais a sua indignação com a situação, classificando-a como uma injustiça para as mulheres que lutaram pelo seu espaço no desporto. “É tão injusto que numa competição feminina participem homens que se intitulam mulheres, como que participem mulheres que estão a passar pelo processo hormonal masculino”, escreveu Tomás no X. A mensagem gerou uma onda de reações, tanto de apoio como de crítica, aumentando ainda mais a tensão à volta do caso.
La violencia la ejercen ustedes contra las mujeres, quienes deben competir en condiciones desiguales con otras que, debido a sus cambios hormonales, tienen una ventaja física considerable.
No vamos a permitir que se pisotee a nuestras deportistas bajo el pretexto de proteger a… https://t.co/5iWPBYvvzH
— Alicia Tomás (@aliciaterrassa) October 22, 2024
O partido VOX já se tinha manifestado através do seu perfil oficial, onde defendeu que as jogadoras do Terrassa estavam a sofrer as “terríveis consequências da perversa ideologia de género”, deixando claro o seu posicionamento contra a participação de atletas transgénero em competições femininas.
Jogadores envolvidos explicam a sua situação
Entretanto, o jornal Marca trouxe novas informações, esclarecendo a situação de Álex e Nil, os dois jogadores envolvidos. Ambos estão em plena transição para poderem passar de mulheres para homens, mas como ainda não concluíram o processo de transição, não podem jogar em equipas masculinas. Por isso, continuam a representar o escalão feminino, até que o processo seja completado.
A polémica que chegou à esfera política
Este caso reacendeu o debate sobre a participação de atletas transgénero em competições femininas, com repercussões políticas e sociais. A intervenção do VOX reforça a crescente tensão em torno da questão de género no desporto, e promete manter este tema na ordem do dia, tanto nos meios desportivos como na política espanhola.