Daley Blind revelou que considerou não jogar no confronto de abertura do Campeonato Europeu da Holanda frente à Ucrânia, no domingo, depois do médio dinamarquês Christian Eriksen ter sofrido uma paragem cardíaca apenas um dia antes.
O jogador de 31 anos, que se demonstrou incrivelmente emotivo durante e depois do jogo no Johan Cruijff Arena, tem um dispositivo eletrónico chamado cardioversor-desfibrilador implantável (CDI) instalado, que colocou depois de ter sofrido com problemas cardíacos em campo no passado.
Ele caiu duas vezes no espaço de um ano durante a época 2019/2020. Em dezembro de 2019, foi-lhe diagnosticada uma inflamação do músculo cardíaco depois de ter sofrido de tonturas num empate da Liga dos Campeões contra o Valencia.
Depois, em agosto de 2020, a apenas 10 minutos de um amigável de pré-época contra o Hertha Berlin, Blind sofreu outro grande susto quando precisou de cuidados médicos depois de ter caído subitamente no chão sem ninguém à sua volta.
Blind voltou ao treino completo apenas semanas depois e desde então tem impressionado ao serviço do Ajax na Eredivise, tendo conseguido uma convocação para a seleção, comandada por Frank de Boer, para o Campeonato Europeu, depois de ter feito 41 partidas pelo clube e pelo país.
Daley Blind is an incredible footballer. A Warrior of men. I can watch him for days.
Simple but effective player ???? pic.twitter.com/STJu6J4kWU
— Isiah Madrigal (@Realisiah1) June 13, 2021
O antigo médio do Manchester United participou na vitória da Holanda por 3-2 contra a Ucrânia, mas mais tarde revelou que quase não jogou depois de ver o que aconteceu ao seu amigo Christian Eriksen durante o confronto da Dinamarca contra a Finlândia na tarde de sábado.
Eriksen sofreu uma paragem cardíaca no campo de jogo durante a primeira parte. O médio de 29 anos, que estava inconsciente quando os médicos chegaram até ele no campo, foi submetido a RCP antes de mais tarde ser levado para o hospital, onde o seu estado foi dado como estável.
Visivelmente emocionado, Blind, que deixou o campo em lágrimas depois de ter sido substituído no 64º. minuto antes de ser abraçado pelo treinador De Boer, falou sobre o impacto que o colapso de Eriksen teve no seu estado de espírito antes de jogar no domingo:
“O dia de ontem teve um enorme impacto em mim. Para além do facto de conhecer bem Christian como amigo, a situação para ele é terrível. Claro que também já vivi algumas coisas nessa área, pelo que tive de ultrapassar um obstáculo mental para jogar hoje”.
“Tive muitos problemas com ele, mas estou orgulhoso de o ter feito. Pensei definitivamente em não jogar hoje. As imagens e o momento tiveram muito impacto e eu não dormi muito bem por causa delas. Tive mesmo de ultrapassar um grande obstáculo para o fazer”, disse.
Daley Blind, wat ben jij een topper zeg. Zeer indrukwekkend interview. Ben er een beetje stil van. #nedukr pic.twitter.com/bXYjJvGIFw
— Tim Dekkers (@dekkerstim) June 13, 2021
Daley Blind, who is ex team-mates with Christian Eriksen and has had heart problems, was very emotional when he came off:
"It made me sleep badly and also really thought about not playing. It was a big mental hurdle to overcome, but I'm proud that I did."
Hero ??? #NED pic.twitter.com/abSGeh35Kj
— Clockwork Oranje (@ClockworkOranje) June 13, 2021
So much respect for Daley Blind. That he managed to play today is incredible
— Annika (@Annikaay_) June 13, 2021
I thought it was so brave of daley blind to talk about the emotions he felt after what happened yesterday with eriksen and how it brought back awful memories for him. I can’t imagine how he must have felt, also today, stepping on the field, giving it all he had, admirable ?
— Ann ? (@maisonpq) June 13, 2021
Blind ajudou a sua equipa a chegar a uma uma memorável vitória por 3-2 contra a Ucrânia, já que os golos de Gini Wijnaldum, Wout Weghorst e Denzel Dumfries, aos 85 minutos, selaram os três pontos para a equipa de Frank de Boer.
O que dizer?