Cristiano Ronaldo, o capitão da seleção portuguesa, está prestes a fazer história no mundo do futebol, ao tornar-se o primeiro jogador de sempre a alcançar a marca impressionante de 200 internacionalizações AA. Presentemente, Ronaldo acumula 198 internacionalizações e, se o seleccionador Roberto Martínez o convocar para os próximos jogos contra a Bósnia e Islândia, como é esperado, o jogador alcançará este marco histórico.
Antes do jogo contra o Liechtenstein, que teve lugar no Estádio de Alvalade a 23 de março, Ronaldo partilhava o lugar cimeiro deste ranking com Bader Al-Mutawa, ambos com 196 internacionalizações AA. No entanto, após os confrontos com Liechtenstein e Luxemburgo, o capitão luso isolou-se na liderança deste ranking. Já há algum tempo que Ronaldo é detentor do recorde de maior goleador a nível de seleções, contando com 122 golos no seu currículo.
Bader Al-Mutawa, que partilha a idade com Ronaldo (38 anos), estabeleceu o recorde em junho de 2022, quando ultrapassou as 195 internacionalizações do malaio Soh Chin Ann. Quando atingiu as 197 internacionalizações por Portugal, Ronaldo comentou: «Recordes? Tragam-nos! Adoro quebrar recordes, é muito especial ser o mais internacional da História. Devo confessar que isto me enche de orgulho».
Rapidamente, Bader Al-Mutawa congratulou Ronaldo: «Sinto-me muito honrado por ter representado o meu país em 196 jogos internacionais e sou grato pelo privilégio de ter sido o jogador com mais internacionalizações. Estou feliz por ver o meu recorde passar agora para o Cristiano Ronaldo. És verdadeiramente uma lenda e um exemplo para todos os jogadores de futebol. Desejo-te boa sorte e grandes conquistas», escreveu nas redes sociais.
Entre os portugueses, os mais internacionais após Ronaldo são João Moutinho (146), Pepe (133), Figo (127), Nani (112), Fernando Couto (110), Rui Patrício (107), Bruno Alves (96), Rui Costa (94) e Ricardo Carvalho (89).