Cristiano Ronaldo foi mesmo nomeado para a pior equipa da fase de grupos do Mundial. O vencedor da Bola de Ouro por 5 ocasiões foi titular nos 3 jogos do Grupo H de Portugal mas para além do penálti convertido frente ao Gana, é justo dizer que não esteve ao nível de performance a que sempre nos habituou.
Ronaldo foi eventualmente substituído nos três jogos, enquanto que os últimos cinco golos de Portugal foram marcados por outros jogadores que não ele.
João Félix e Rafael Leão são vistos como o futuro da selecção nacional e entraram na lista de marcadores contra o Gana. Bruno Fernandes é indiscutivelmente o melhor jogador de Portugal, com os seus dois golos contra o Uruguai a selar a qualificação. Ricardo Horta foi o responsável pelo único golo de Portugal na derrota por 2-1 frente à Coreia.
A verdade é que o mundo do futebol parece estar a assistir à “queda” de Cristiano Ronaldo. Os especialistas em dados do Sofascore deram a Ronaldo uma classificação média de 6,37 pelos seus jogos no torneio deste Outono até agora.
Ele e Mathew Leckie da Austrália são os únicos dois jogadores incluídos nesta “pior equipa da fase de grupos” que se qualificaram para os oitavos da prova.
Sem surpresas, o Qatar anfitrião tem quatro jogadores, dada a sua fraca participação no Grupo A, tendo-se tornado na primeira nação anfitriã a perder os três jogos do seu grupo.
Eis a equipa completa:
GR: Meshaal Barsham (Qatar e Al Sadd)
DD: Alistair Johnston (Canadá e CF Montreal)
DC: Oscar Duarte (Costa Rica e Al-Wehda)
DC: Francisco Calvo (Costa Rica e Konyaspor)
DE: Homam Ahmed (Qatar e Al-Gharafa)
MD: Mathew Leckie (Austrália e Melbourne City)
MC: Karim Boudiaf (Qatar e Al-Duhail)
MC: Abdulellah Al Malki (Arábia Saudita e Al-Hilal)
ME: Tajon Buchanan (Canadá e Clube Brugge)
PL: Cristiano Ronaldo (Portugal e Sem Amarras)
PL: Almoez Ali (Qatar e Al-Duhail)
Portugal vai enfrentar a Suíça na terça-feira por um lugar nos quartos de final da competição.