Cristiano Ronaldo pode ser investigado pela UEFA por um ato ‘proibido’ durante o confronto de Portugal com a Eslovénia no Euro 2024.
Portugal foi segurado num empate sem golos pela Eslovénia no jogo dos oitavos de final, e após o prolongamento sem golos, os vencedores do Euro 2016 venceram por 3-0 nas grandes penalidades.
É justo dizer que o capitão de Portugal, Cristiano Ronaldo, passou por uma montanha-russa emocional.
O jogador de 39 anos chorou após ser negado na marca de grande penalidade durante o prolongamento, antes de se redimir ao marcar o primeiro penálti da sua equipa na disputa.
No entanto, Ronaldo pode ter-se metido em problemas com a UEFA.
A empresa de fitness WHOOP revelou que, durante o jogo, a superestrela usou um dos seus dispositivos que mede a frequência cardíaca e o desempenho atlético.
A WHOOP publicou subsequentemente os dados da frequência cardíaca de Ronaldo nas redes sociais como forma de publicitar o seu produto.
Ronaldo e a WHOOP foram acusados de ‘marketing de emboscada’, uma prática ilegal onde uma empresa associa o seu produto ou serviço a um evento que já tem patrocinadores oficiais.
Conforme relatado pelo Mail Sport, o ex-chefe de patrocínios globais da Visa e Coca-Cola, Ricardo Fort, afirmou que o post da WHOOP nas redes sociais era um claro exemplo de marketing de emboscada e que tanto o jogador quanto a empresa deveriam ser multados.
Ele escreveu no X: “Cristiano e WHOOP é marketing de emboscada no Euro 2024. É ilegal e tanto o jogador quanto a empresa deveriam ser multados.
When you’re @Cristiano, there’s no fear in football. See how CR7 entered a flow state and dropped his heart rate moments before changing momentum of the match against Slovenia. See you in the quarterfinals, Portugal! pic.twitter.com/E9kLLTdFjt
— WHOOP (@WHOOP) July 2, 2024
“O post é sobre um jogo da UEFA, usa os nomes das duas seleções nacionais que jogaram, o resultado e um jogador em campo.
“Estão a implicar uma associação com o evento e isso é ilegal. Não ter ‘um concorrente como patrocinador’ não é razão para tolerar infrações.”
Um incidente semelhante ocorreu durante o Euro 2012, quando o avançado dinamarquês Nicklas Bendtner comemorou um golo levantando a camisa para revelar uns boxers da Paddy Power.
Bendtner foi multado em 80.000 euros e banido de um jogo internacional competitivo pela UEFA.
Espera-se que Portugal tenha Ronaldo disponível para o confronto dos quartos de final contra a França na sexta-feira.
A UEFA foi contactada para comentar o caso.