Bruno Fernandes está a celebrar o seu 2º. aniversário ao serviço do Manchester United. Passaram dois anos desde que os Red Devils negociaram um acordo para assinar Bruno Fernandes vindo do Sporting CP e bem, é justo dizer que foi um negócio de enorme sucesso para o United.
Fernandes vs De Bruyne
De facto, Fernandes tem tido tanto sucesso no United que foi o segundo melhor marcador da liga no seu primeiro ano de calendário no clube e ganhou uma nomeação para a Bola de Ouro no seu segundo ano.
Por isso, é claro que, embora possa ter havido uma quebra de forma e acusações de petulância nas últimas semanas, é difícil argumentar que a mudança de Fernandes tenha sido tudo menos um sucesso.
Como resultado, Fernandes ganhou comparações com o principal médio do outro lado da fronteira do derby de Manchester: nada mais nada menos que Kevin De Bruyne.
É um debate fascinante que sobe e desce ao longo dos meses e embora muitos adeptos morressem a afirmar de que “KDB” é o vencedor claro, tem sido sempre muito taco a taco se fizermos uma comparação direta das estatísticas.
Médios da Premier League de classe mundial
E apesar do cansaço de Fernandes nunca ter sido tão elevado como recentemente na United, o jogador de 27 anos de idade continua a andar ao lado de De Bruyne quando olhamos para as suas estatísticas.
Dizemos isto porque o aniversário de dois anos de Fernandes foi o momento perfeito para avaliar como os números da sua Premier League se comparam aos de De Bruyne, uma vez que têm partilhado a mesma divisão.
A comparação de estatísticas vai ser feita através da plataforma oficial da Premier League. Infelizmente, não é possível alinhar os parâmetros com a data exacta da chegada de Fernandes a Inglaterra, mas estabelecer o calendário do início da época 2019/2020 até aos dias de hoje parece ser justo.
Visão geral
Bastante equilibrado, não é? Fernandes não surpreende quando se trata de marcar golos, mas De Bruyne parece ir na frente quanto à criatividade, com mais 10 assistências mesmo com a ligeira vantagem dos minutos.
Ataque
Se Fernandes alguma vez ia ganhar uma destas categorias, então seria sempre a que se centraria em marcar golos porque é definitivamente uma área onde ele brilha mais do que De Bruyne.
A estrela do United sai em primeiro lugar pela precisão dos remates, remates no alvo e grandes oportunidades marcadas, mas De Bruyne não está completamente dominado, uma vez que ainda sai a ganhar com mais golos de fora de área.
Trabalho de equipa
Devemos ficar surpreendidos por De Bruyne estar no topo da tabela aqui? O maestro belga é um rei do passe em circunstâncias normais mas está num plano ainda mais elevado desde que está ao comando de Pep Guardiola.
Fernandes pode estar no topo das tabelas de passes – tanto para a frente como para trás – em geral, mas não consegue competir com os números de De Bruyne por grandes oportunidades criadas e cruzamentos.
Defesa
Bruno Fernandes ganha largamente aqui, sendo que acumula mais intercepções, desarmes e batalhas aéreas ganhas do que o seu rival, apesar de ter jogado menos cinco jogos.
Como é óbvio, isto não resolve o debate De Bruyne vs. Fernandes mas certamente dá que pensar.