A bomba rebentou na Turquia… e tem sotaque português! Bernardo Silva, um dos pilares do Manchester City, pode estar de saída do Etihad Stadium — e o destino é tudo menos previsível.
Galatasaray quer chocar a Europa com o craque português
Segundo a imprensa turca, o Galatasaray já está a mexer os cordelinhos para atacar em força no mercado de verão e o nome de Bernardo Silva surgiu como prioridade para colmatar a possível saída de Dries Mertens. O clube de Istambul quer manter-se como potência no futebol europeu e vê no internacional português a estrela ideal para liderar um novo ciclo de ambição e títulos.
“O Bernardo é um jogador de topo e seria uma aquisição histórica para o futebol turco”, garantem fontes ligadas à direcção desportiva do Galatasaray.
A operação está longe de ser simples, mas há factores que jogam a favor dos turcos. O jogador tem contrato até 2026, mas segundo o jornal Fanatik, o próprio Bernardo não descartaria uma mudança de ares. Aos 30 anos, o médio criativo procura novos estímulos e protagonismo numa fase decisiva da sua carreira.
💼 Primeiros contactos já estão em andamento
O conhecido intermediário George Gardi, com ligações privilegiadas ao futebol turco e à estrutura do Galatasaray, já terá iniciado conversações com o entorno de Bernardo Silva. A ideia é perceber a disponibilidade do jogador e criar um cenário viável para o convencer a rumar a Istambul. E ao que tudo indica, as conversas têm corrido bem.
“Se Bernardo disser que quer sair, o City não fechará a porta — mas exigirá uma proposta séria”, dizem fontes próximas do clube inglês.
💰 Uma transferência difícil, mas não impossível
O Galatasaray não tem a capacidade financeira dos gigantes ingleses, mas acredita que pode montar um pacote atractivo com bónus, luvas e um contrato ao nível das principais ligas europeias. Além disso, o clube otomano aposta na dimensão mediática do projecto, com foco nas competições europeias e na possibilidade de dar a Bernardo o protagonismo que nem sempre teve sob o comando de Guardiola.
A operação pode ainda beneficiar do facto de o Manchester City não ter urgência em vender, desde que o jogador manifeste de forma clara a sua vontade de sair. Com o plantel em reformulação, e várias mexidas previstas no verão, a saída do português pode mesmo tornar-se realidade se todas as peças se alinharem.