As palavras arrasadoras de Rui Costa em relação à saída de Enzo Fernandez para o Chelsea:
“Tudo foi feito para que a venda não se efetuasse. Estão todos os dados em cima da mesa que mostram exatamente isso. Estou de consciência tranquila porque fiz o melhor para o Benfica dentro do que foi todo este processo. Desde o primeiro dia que tentámos não vender o Enzo a meio do ano e eu disse que não venderia abaixo do valor da cláusula. Tentámos tudo para não o vender! Desde o princípio que o Enzo não queria ficar e mostrou essa vontade.
A cláusula de rescisão é acionada em caso de litígio com o clube. Se viesse um dos nossos rivais tentar levar o jogador tudo isso seria feito, o que não aconteceu neste caso. Valor da cláusula é a verba que está mas que significa o acordo que há entre clube e jogador para que, caso chegue uma proposta daquele valor, o jogador poder decidir se quer ficar ou sair. Desde o início que tememos que o Chelsea trouxesse o valor da cláusula.
Tentámos tudo para o manter, até um aumento salarial… Foi feita essa proposta para que ele ficasse. A proposta que o jogador tinha era completamente inviável, até metade dela. Percebemos que os clubes financeiramente poderosos têm uma capacidade de aliciar o jogador de outra forma… Em Portugal temos dificuldade em acompanhar essas propostas. Eu fui jogador, quem sou eu para não perceber isso? O Enzo é um jogador extraordinário. Iria perder valor no Benfica até final do ano? De todo. Tentámos tudo para que ele percebesse que no final da época não seria só o Chelsea a aparecer! Nunca conseguimos convencê-lo.”