A história do futebol também está marcada por alguns escândalos, mas entre eles os que mais se destacam são os relacionados com grandes penalidades que são marcadas sem qualquer base ou justificação aparente, como o que o árbitro Srdjan Obradovic marcou no jogo do Spartak contra o Radnicki Nis na liga sérvia no ano de 2018.
Devido a isto, recentemente o árbitro foi condenado a uma pena de 15 meses de prisão, para além de ter sido proibido de arbitrar durante 10 anos, por abusar da sua posição como árbitro e assim favorecer o Spartak Subotica nesse jogo. A sentença de primeira instância foi ditada pela Câmara Anti-Corrupção do Supremo Tribunal em Novi Sad, e pode ser anulada se forem apresentadas as provas necessárias.
Esta jogada em específico permitiu à equipa da casa alargar a sua vantagem para 2-0, tornando a vitória mais alcançável e bem, talvez isto possa ser mais uma controvérsia mas o árbitro em questão começou a ser investigado por favorecer o Spartak, porque para além da grande penalidade marcada também expulsou um jogador de Radnick Nis.
Após o jogo, as autoridades policiais questionaram o árbitro porque o seu desempenho durante o jogo parecia estar a manipular o resultado do jogo, pelo que o testemunho foi utilizado para o denunciar ao Ministério Público local.
Quando isto aconteceu, um tribunal decidiu mandá-lo para a prisão durante um mês, para que não exercesse qualquer influência sobre as testemunhas enquanto os inquéritos relevantes eram feitos.
Tudo isto teve lugar durante o duelo da penúltima jornada da Super Liga Sérvia, que foi disputado a 13 de maio de 2018 em Subotica entre as duas equipas acima mencionadas, sendo que o vencedor desse jogo ficaria com o terceiro lugar na liga nacional e conseguia assim o acesso à fase de qualificação da Liga Europa.
O que dizer?