Apenas 15 treinadores tiveram a sorte de poder trabalhar ao lado de Cristiano Ronaldo na sua carreira enquanto treinadores.
Sir Alex Ferguson, uma figura proeminente na sua carreira carregada de troféus até à data, “usufruiu” do avançado português em 292 jogos dos seus 26 anos de reinado no Manchester United – o maior número de minutos de qualquer treinador.
José Mourinho [164 jogos], Zinedine Zidane [114] e Carlo Ancelotti [101] também utilizaram o jogador regularmente durante o seu tempo como treinadores do Real Madrid – tal como Rafael Benitez e Manuel Pellegrini.
Depois, após uma estadia recorde no Bernabéu, Ronaldo trabalhou com Maurizio Sarri, Massimiliano Allegri e Andrea Pirlo na Juventus, com este último a desfrutar de 44 jogos com o avançado da sua equipa entre agosto de 2020 e maio de 2021.
Mas e então, como foi treinar Ronaldo durante aquele breve período de nove meses? Numa entrevista recente dada ao Daily Mail, o ex-jogador e treinador da Juventus Andrea Pirlo elogiou o profissionalismo do astro de 38 anos durante a sua estadia em Turim:
“Para mim foi fácil trabalhar com ele. Ele era um bom rapaz, muito profissional. Ele queria jogar todos os jogos, e marcar em todos os jogos. Não tínhamos um problema, mas o futebol muda muito rapidamente. A idade também. Talvez ele tivesse tive problemas com outras equipas, mas para mim foi uma boa experiência”.
O seu período no Manchester United acabou mal, claro, depois de ter dado uma entrevista a Piers Morgan que acabou por dificultar a sua relação com o treinador Erik ten Hag e o clube em geral.
Pirlo falou da decisão de Ronaldo de realizar essa entrevista com Morgan numa entrevista com Diretta, dada o ano passado:
“Penso que Ronaldo estava à espera há muito tempo para dar essa entrevista”, disse o italiano. “Ele tinha preparado tudo de antemão”.
“Ronaldo sempre teve pressão sobre ele e sempre terá, isso não é um problema para ele. Também não creio que tenha pressionado a selecção portuguesa, porque mesmo que ele não tivesse dado aquela entrevista, os meios de comunicação social ainda lhe teriam feito perguntas sobre o Manchester United durante o Campeonato do Mundo”.
Concordam?