Muitas pessoas têm apelado a Erik ten Hag para “não dar novamente a braçadeira de capitão a Bruno Fernandes” após o seu comportamento durante a derrota do Manchester United por 7-0 frente ao Liverpool.
O United tem sido das equipsa em melhor forma na Premier League desde o Mundial e recentemente colocaram fim a um jejum de seis anos sem títulos, ao vencer o Newcastle por 2-0 na final da Carabao Cup, em Wembley.
No entanto, o progresso feito sob o comando do treinador Erik ten Hag foi interrompido no passado domingo, quando o United sofreu uma derrota muito pesada frente ao Arsenal, sendo que o descalabro deu-se na segunda parte.
A primeira parte foi um confronto equilibrado, com apenas o magnífico golo de Cody Gakpo a separar as equipas. As comportas abriram-se na segunda parte, com Mohamed Salah e Darwin Núñez a marcarem dois golos cada, Gakpo a fazer o segundo golo e Roberto Firmino a completar a goleada, num total de 7-0.
Após o jogo, os comentadores e ex-jogadores estavam ansiosos para criticar a performance sem brio do United, e houve um tópico em particular em que continuaram a insistir. Com o capitão da equipa Harry Maguire a começar no banco, Bruno Fernandes usou a braçadeira de capitão. O internacional português esteve frustrado durante grande parte da partida e agora é acusado de simulação, de ter pedido para ser substituído e até de ter empurrado o árbitro auxiliar.
O ex-avançado da Premier League, Chris Sutton, muitas vezes crítico do comportamento de diva dos jogadores de futebol, não ficou impressionado, tendo dito ao Daily Mail que o português “acumulou uma extensa lista de crimes em Anfield”.
“Não houve nada de profissional neste comportamento. Foi uma atitude de criança e o empurrão ao árbitro auxiliar devia resultar numa suspensão, sem discussão”, disse.
“Paolo Di Canio recebeu 11 jogos [de suspensão] em 1998, lembre-se, e eu não discordaria se Fernandes recebesse a mesma punição. Isto foi vergonhoso, embaraçoso, deplorável, qualquer palavra que se possa conjurar”.
“Independentemente do que se pense de Harry Maguire, o capitão da equipa, nunca o veriam a comportar-se assim em campo. Erik ten Hag resolveu o problema com Cristiano Ronaldo, mas agora precisa de lidar com Fernandes. Eu não acho que mereça. O Liverpool foi fantástico e o United foi vergonhoso, e ninguém personificou a sua exibição deplorável mais do que Bruno Fernandes”.
O que dizer das críticas?