Os adeptos japoneses falaram abertamente sobre as principais razões que os levaram a limpar tudo de forma imaculada no final de cada jogo do Campeonato do Mundo.
Estes adeptos em particular têm recebido elogios de muitas pessoas em todo o mundo pelas suas amáveis acções após o apito final contra a Alemanha na passada quarta-feira, num jogo onde o Japão, de forma surpreendente, conseguiu sair vitorioso.
Eles explicaram:
“O nosso coração está limpo, por isso as bancadas devem estar limpas. Isto significa que a equipa chega ao seu destino”, disse um adepto à Al Jazeera depois da impressionante vitória.
Alguns adeptos referiram então a palavra “atarimae”, que se traduz em “afirmar o óbvio”.
Outro adepto disse: “O que nos é ensinado é que deixar as coisas mais limpas do que a forma como as encontrou é atarimae. E que devemos sempre expressar gratidão”.
Outro adepto, que levava consigo sacos de plástico azuis para distribuir aos colegas apoiantes, explicou: “Distribuímos estes sacos a todos os que se sentam nos lugares dos adeptos do Japão. Deixar tudo limpo e arrumado é uma manifestação da nossa cultura”.
Muito bom.