A Federação Russa de Futebol declarou recentemente que o país quer acolher o EURO 2028 ou 2032.
No dia 24 de março faz um mês desde que o Presidente Vladimir Putin enviou tropas para a Ucrânia a 24 de fevereiro, tendo marcado o início da invasão.
Como resultado da “operação militar especial”, a Rússia foi banida do Campeonato do Mundo, com todos os clubes e selecções nacionais suspensos pela FIFA e pela UEFA.
Apesar disso, o comité executivo sindical do país anunciou desde então o seu interesse em realizar e ser o país anfitrião do EURO 2028 ou 2032, na sequência de uma reunião realizada no dia 23 de março.
De acordo com o jornal russo Sport Express, o membro do comité executivo da RFU, Sergei Anokhin, anunciou planos de fazer uma manifestação de interesse em ser anfitrião.
No seu site, a União Russa de Futebol (RFU) declarou o seu apoio à “decisão de declarar interesse no Campeonato Europeu 2028 ou 2032 na Rússia”.
O presidente da RFU, Alexander Dyukov, disse à Russia Match TV, de acordo com a AP News:
“Temos de aproveitar a oportunidade para receber o EURO. Será nos estádios do Campeonato do Mundo e temos infraestruturas para tal. Estamos a enviar hoje a declaração. Assumimos que a Rússia já está preparada para receber competições de grande escala. Temos a experiência necessária para tal”.
A par da manifestação de interesse da Rússia, a UEFA também recebeu uma proposta combinada da Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia, País de Gales e Irlanda. A Turquia também foi informada como tendo apresentado uma proposta, juntamente com uma proposta combinada da Roménia, Bulgária, Grécia e Sérvia. À semelhança da Rússia, a Itália também declarou o seu interesse.
O que dizer?