Serge Gnabry, o extremo do Bayern Munique, tem estado a usar verniz preto quando entra em campo para sensibilizar para a violência física e sexual contra crianças pequenas.
Gnabry marcou o último golo do Bayern numa vitória por 4-1 sobre o Hertha Berlin no seu último jogo e fê-lo com uma das suas unhas pintadas de preto. E de acordo com o jornal alemão BILD, o gesto faz parte da campanha “Polished Man” da YGAP – uma organização internacional cujo propósito é o de tomar uma posição contra todo o tipo de abusos.
O actor australiano Chris Hemsworth também aderiu e agora Gnabry está a trazer a questão à luz do dia no mundo do futebol.
A razão para as unhas pintadas serem o símbolo do movimento é porque o CEO do YGAP, Elliot Costello, teve as suas unhas pintadas por uma jovem que viveu com ele num orfanato, onde ele acabou por sofrer abusos sexuais e físicos.
Ele apelou aos homens para fazerem a sua parte e ajudarem a proteger os mais vulneráveis da sociedade.
Serge Gnabry painted a nail black in his last game.
As part of a campaign by @ygap_official raising awareness of child abuse, the symbol refers to the fact that an average of one in five children worldwide is a victim of physical or sexual violence, per @BILD_Sport. pic.twitter.com/yyPo8mSexZ
— B/R Football (@brfootball) January 26, 2022
Em média, uma em cada cinco crianças antes dos 18 anos de idade em todo o mundo é vítima de violência física ou sexual.
“O Polished Man não se trata de apontar o dedo quando se trata de violência, trata-se de dar poder a todos para se tornarem parte da solução”, pode ler-se no site do YGAP.