Uma equipa vencedora normalmente precisa de ter um núcleo unido, mas isso não parecia estar presente durante a passagem de José Mourinho pelo Real Madrid.
Em 2012, Michael Essien foi orientado por Mourinho pela segunda vez, quando se juntou a Real Madrid por empréstimo vindo do Chelsea.
Foi durante a sua passagem pelo Santiago Bernabeu que o internacional celebrou o seu 30º. aniversário e bem, para festejar, Essien convidou todos os seus companheiros de equipa a assistir para uma festa que ele estava a organizar.
Infelizmente, de todo o plantel, apenas dois jogadores foram a essa festa. Ricardo Carvalho e Luka Modric posaram para uma fotografia junto a Essien, que apenas parecia feliz por alguém ter aparecido.
Back when Essien used to play for Real Madrid, only Modrić and Carvalho showed up for his birthday party. Man looks so genuinely happy at least some people showed up.. pic.twitter.com/i8okH0S8bq
— Xav Salazar (@XavsFutbol) September 28, 2020
Dada a sua relação com Essien, Mourinho ficou verdadeiramente irritado com a falta de comparência por parte dos colegas de equipa de Essien e teve mesmo de consolar o jogador.
No livro José Mourinho: Up Close and Personal, Rob Beasley escreve:
“Mourinho disse que o Real Madrid era um clube político com várias facções e contou-me uma história sobre Essien, que convidou todos os companheiros de equipa para o seu 30º. aniversário, mas apenas alguns apareceram. Ele teve de consolar Essien e dizer que aquilo não era nada pessoal e que isso não significava que os jogadores não gostassem dele, mas que simplesmente se preocupavam apenas com eles próprios e tinham coisas melhores para fazer”.
O Real Madrid terminou a época 2012/13 de mãos a abanar, tendo terminado em segundo lugar na La Liga. Na Liga dos Campeões, claudicaram nas meias-finais e na Copa Del Rey, perderam na final frente ao Atlético de Madrid.