O Benfica voltou a mostrar a sua força nas competições europeias, liderando o contributo português para o ranking da UEFA nesta temporada. Após duas jornadas da Liga dos Campeões, as águias são responsáveis por quase 30% dos pontos amealhados por Portugal, mantendo a posição de destaque que já haviam conquistado na época passada. O FC Porto, que liderou o contributo na temporada 2023/24, está agora aquém das expectativas e é o clube que menos pontos acumulou até ao momento.
Portugal, que atualmente ocupa o sétimo lugar no ranking da UEFA a cinco anos, luta para recuperar uma vaga nas competições europeias. Com o objetivo de regressar ao sexto lugar e garantir mais uma equipa na Liga dos Campeões, o esforço coletivo das cinco equipas em prova — Sporting, Benfica, FC Porto, SC Braga e Vitória de Guimarães — torna-se essencial.
A mudança no sistema de pontuação da UEFA, que agora beneficia o Benfica e o Sporting com pontos bónus por entrarem em fases avançadas da Liga dos Campeões, tem favorecido as águias. A divisão dos pontos por cinco equipas, em vez de seis como na temporada anterior, também contribui para a recuperação no ranking.
O desempenho do FC Porto tem sido uma surpresa negativa, com os dragões longe do rendimento a que acostumaram nas épocas anteriores. Já o Vitória de Guimarães tem compensado, com um contributo que tem sido relevante para o coeficiente nacional, ajudando a equilibrar a performance portuguesa nas competições europeias.
Com a Liga portuguesa na primeira posição desta temporada em termos de contributo para o ranking, mas sétima no acumulado de cinco anos, a corrida para voltar ao top seis continua, e o Benfica parece estar na linha da frente para garantir que Portugal recupere o prestígio europeu.