O futebol africano acaba de nos surpreender com um fato incrível: um guarda-redes está a dar que falar, não por ter feito uma defesa incrível ou por cometido um frango, mas sim pela sua aparência física, já que parece ter mais de 40 anos, mas joga na equipa Sub-20 do Sudão do Sul.
Goodwill Yoosuk Simon é o guarda-redes do Sudão na divisão Sub-20, que afirma ter 18 anos de idade, mas devido à sua altura e traços faciais, ele poderia facilmente ser “o pai” de qualquer um dos seus companheiros.
Esta semana, alguns jogos da Taça Africana das Nações Sub-20 estão a ser disputados, um torneio que distribuirá algumas vagas para o Campeonato do Mundo da categoria, e onde pudemos ver jovens talentos, além deste polémico guarda-redes.
Se está jugando estos días la Copa África U20.
Hoy ha jugado (y ganado) Sudán del Sur contra República Centroafricana.
Este es Goodwill Yoosuk Simon Sabio, su portero nacido en 2004 (18 añitos). pic.twitter.com/yRd4tmBzZd
— RESACA DEPORTIVA (@RESACADEPORTlVA) February 23, 2023
O Sudão do Sul Sub-20 jogou e derrotou a República Centro-Africana por 1 a 0, conseguindo uma vitória histórica, mas o que mais chamou a atenção foi o MVP do jogo, Goodwill Yoosuk.
Segundo os registos do Sudão do Sul, este jovem teria nascido em 2004 e tem 18 anos, portanto, em teoria, ele respeitaria as regras para representar a equipe Sub-20. No entanto, para muitas pessoas, essa idade não faz sentido.
Já vimos no passado equipes africanas incluírem “veteranos” nas suas equipas mais jovens e fazê-los passar por jovens, mas os seus rostos denunciam-nos. Quando descobertos, o país é desqualificado do torneio ou os jogadores são expulsos e substituídos.
Por enquanto, não se sabe se haverá ou não uma investigação contra o Sudão do Sul ou o seu guarda-redes Goodwill Yoosuk, mas as imagens estão lá e cada um pode opinar se sua idade é crível ou não.