Pep Guardiola tem um dom para pensar fora da caixa e a sua última loucura táctica viu Bernardo Silva destacado como defesa no jogo frente ao Aston Villa.
Os Blues venceram por 3-1, com Rodri, Ilkay Gundogan e Riyad Mahrez a facturar, todos ainda no primeiro tempo. Ollie Watkins negou-lhes uma folha limpa com um golo no segundo tempo, que não serviu para mais do que consolação.
Como já sabemos, Guardiola gosta de rodar a equipa constantemente e prever o 11 inicial que vai montar não é, tendencialmente, tarefa fácil. O último jogo do City foi o perfeito exemplo disso, com muitas sobrancelhas levantadas quando o 11 foi revelado e eles só contavam com 3 defesas em Kyle Walker, Ruben Dias e Aymeric Laporte.
No entanto, depressa se verificou que Silva estava efectivamente a jogar como lateral esquerdo fora da posse de bola e depois a regressar ao seu papel de meio-campo central quando o City tinha a bola.
Mas, com o Laporte a ir para longe, houve alturas em que o internacional português caiu inclusive para defesa central e desafiou Watkins no ar, apesar da sua estatura.
Confere a lição:
Pep Guardiola deploys Bernardo Silva deep to beat opposition high press #Pep #ReInventingTheGame pic.twitter.com/ieXzVNetlg
— The Pep (@GuardiolaTweets) February 13, 2023
Jorge Jesus deve ter ficado orgulhoso.