O Atlético de Madrid aceitou com relutância a situação de um dos seus melhores jogadores. João Félix manifestou a sua insatisfação em várias ocasiões, e o facto é que o avançado português não goza do destaque que gostaria no conjunto colchonero. É sabido que a sua relação com Simeone não era a mais saudável e parece que o ponto de ruptura chegou, com o Atlético a fazer por encontrar um novo destino para o português.
A crescente especulação sobre a sua partida fez soar o alarme noutros clubes europeus, que estão a esfregar as mãos sobre a possível contratação de um dos jogadores mais promissores para as próximas temporadas, que fez inclusive um Mundial a um bom nível. É justo dizer que João Félix teve uma prestação muito irregular no Atlético, primeiro porque não jogou o tempo expectável e depois porque o treinador argentino pratica um estilo de jogo que não o beneficia.
Embora seja verdade que João não foi determinante em certos momentos necessários para o Atlético de Madrid, não lhe foi dada uma grande oportunidade quando ele estava no seu melhor, o que acabou por deteriorar as suas relações com o clube. Agora, equipas como o Manchester United e o Paris Saint-Germain estão a considerar a possibilidade de o contratar, o que certamente não parece que será barato.
O Atlético de Madrid pagou mais de 100 milhões de euros ao Benfica, sendo este o montante mínimo que querem recuperar, e é justo dizer que os colchoneros não podem exigir demasiado, pois precisam de vender jogadores após não se terem conseguido qualificar para a Liga dos Campeões.
O Aston Villa, por sua vez, sentiu este cheiro a sangue e está na corrida pelo jogador há dias: de facto, Unai Emery, de acordo com a imprensa inglesa, tem insistido em contratá-lo para ser a estrela do ataque.