A Adidas foi a própria a confirmar que Cristiano Ronaldo não tocou na bola no primeiro golo de Portugal frente ao Uruguai no Campeonato do Mundo de 2022, apesar do avançado ter afirmado que o tinha marcado durante a celebração.
Aos 54 minutos do confronto do Grupo H entre Portugal e Uruguai, Bruno Fernandes apanhou a bola na ala esquerda e fez um cruzamento em direcção a Cristiano Ronaldo, que se esforçou por alcançar a bola com a cabeça.
Inicialmente, parecia que Ronaldo havia tocado na bola, mas as repetições sugeriram que a bola tinha entrado directamente do cruzamento de Bruno Fernandes.
Ronaldo ainda correu para celebrar, agindo como se tivesse recebido o toque final decisivo, mas mais tarde a FIFA atribuiu o golo a Bruno Fernandes. No final do jogo, Ronaldo ainda tentou afirmar que tinha marcado, tendo surgido relatos de que a Federação Portuguesa de Futebol estava até a reunir provas para apresentar à FIFA de que o golo havia sido efectivamente marcado por ele.
No entanto, a Adidas, que fornece a bola oficial Al Rihla para o Campeonato do Mundo do Qatar, tem um sensor IMU de 500Hz dentro da bola que não detectou um toque da tentativa de cabeceamento de Ronaldo.
Em comunicado oficial, pode ler-se:
“No jogo entre Portugal e o Uruguai, utilizando a Connected Ball Technology existente na bola oficial de jogo Al Rihla da Adidas, constatamos que não existiu definitivamente nenhum contacto na bola por parte de Cristiano Ronaldo no primeiro golo do jogo.
“Nenhuma força externa sobre a bola pôde ser medida, o que foi demonstrado pela falta de ‘batimento cardíaco’ nas medidas tiradas. O sensor IMU de 500Hz dentro da bola permite-nos ser altamente precisos na nossa análise”.
Assunto arrumado.