Todos nós nos rimos de José Mourinho quando ele comemorou o segundo lugar com o Manchester United como se tivesse ganho um troféu. Se ao menos soubéssemos o que estava para vir…
Até hoje, Mourinho conta essa campanha da Premier League como uma das suas maiores conquistas como treinador e com os últimos anos, e em particular os acontecimentos das últimas semanas, é fácil perceber o porquê.
Na era pós-Sir Alex Ferguson era, o United tido algumas dificuldades em termos desportivos, sendo que nem as contratações de jogadores, nem de treinadores têm sido as mais acertadas.
Eles têm trocado de treinador com mais regularidade do que a desejada, procurando desesperadamente alguém que possa ser capaz de trazer de volta as glórias de outrora. Dito isto, o novo treinador Erik ten Hag não tem conseguido trazer a chama de volta, e tanto é que o United encontra-se actualmente no último lugar da Premier League.
Mas afinal, onde é que tudo correu mal com o Manchester United?
Bem, parece que em 2018, o profeta Mourinho já tinha visto o problema, tendo inclusive dissertado sobre o mesmo numa entrevista controversa.
Falando sobre políticas de contratação, Mourinho comparou o Manchester United com os seus ferozes rivais e vizinhos do Manchester City, e de que maneira.
Confere:
This man speaks nothing but the truth. pic.twitter.com/cWAYbcvPai
— 𝗧𝗲𝗻 𝗛𝗮𝗴’𝘀 𝗥𝗲𝗱𝘀 ✍🏼🇳🇱 (@TenHagBalI) August 14, 2022
“Nos últimos sete anos, a pior posição do Manchester City na Premier League foi o 4ª.”, começou.
“Nos últimos sete anos, o Manchester City foi campeão 2 vezes e, se quiseres, digamos 3 vezes. Ficaram em 2º. lugar duas vezes. Isso é linhagem”.
“Sabe o que também é linhagem? [Nicolas] Otamendi, Kevin De Bruyne, Fernandinho, [David] Silva, [Raheem] Sterling, [Sergio] Aguero. São investimentos do passado, não dos últimos dois anos. Os jogadores do Manchester United que deixaram o clube na época passada? Vejam onde eles jogam. Onde jogam, como jogam, SE jogam”.
Extremamente actual.