Isto pode surpreender alguns adeptos do Liverpool, mas a verdade é que Diogo Jota não é o verdadeiro nome do talentoso avançado português.
Jota, que marcou 33 golos em 71 jogos pelo Liverpool desde que se juntou ao clube vindo do Wolves em 2020, era conhecido por um nome completamente diferente quando era mais novo.
O jogador de 25 anos, que nasceu na zona de Massarelos em 1995, no Porto, recebeu o nome de Diogo José Teixeira da Silva pelos seus pais.
Quando iniciou a sua carreira futebolística, ele pedia sempre o nome “Diogo J” na camisola para se diferenciar dos outros jogadores do plantel com o nome Silva, que é possivelmente o apelido mais comum em Portugal.
Ora, em português, a letra “J” é pronunciada da mesma forma que o nome de ‘Jota’. Com o jogador a usar o “J” na parte de trás da camisola, foi apenas uma questão de tempo até essa passar a ser a sua alcunha entre os colegas de equipa.
Quando ele se juntou ao Wolves por empréstimo vindo do Atlético de Madrid em 2017, ele utilizava o nome “Silva” na camisola em vez de “Diogo J”, mas não por vontade própria – consta-se que as regras da EFL ditavam que todos os jogadores tinham de utilizar o seu apelido verdadeiro nas suas camisolas.
Com a promoção do Wolves para a Premier League em 2018/2019, Jota passou a poder voltar de novo o nome que queria na camisola, algo que continua a utilizar até aos dias de hoje em Anfield.
That is part of his surname. Jota is just a nickname he has become known by.
— Wolves (@Wolves) August 1, 2017
Fazias ideia?