A reacção de Pep Guardiola ao descobrir que Sir Alex Ferguson recebeu 27 prémios de Treinador do Mês durante o seu período de 26 anos ao serviço do Manchester United foi incrível.
O espanhol de 50 anos foi nomeado Treinador do Mês da Premier League pelo segundo mês consecutivo em dezembro, depois do Manchester City ter ganho todos os seus sete jogos em casa para criar uma distância de 8 pontos para o segundo classificado no campeonato.
A mais recente conquista de Guardiola significa que ele já ganhou o prémio Treinador do Mês 11 vezes no total durante o seu período no Etihad, colocando-o em terceiro lugar na classificação geral.
? MANAGER OF THE MONTH ?@PepTeam has been named @premierleague Manager of the Month for the second successive month! ?#ManCity pic.twitter.com/HgopRwcsfI
— Manchester City (@ManCity) January 14, 2022
Arsene Wenger e Sir Alex Ferguson são os únicos treinadores que já venceram mais vezes o prémio do que Guardiola.
O antigo treinador do Arsenal Wenger ganhou uns respeitáveis 15 prémios durante a sua passagem pelo Norte de Londres, enquanto que o prolífico Ferguson venceu umas notáveis 27 vezes o prémio de Treinador do Mês – um feito que até Guardiola pensa que nunca vai alcançar.
Numa recente conferência de imprensa, um repórter disse ao antigo treinador de Barcelona: “Já ganhou 11 agora, Pep – só Wenger e Ferguson ganharam mais do que tu. É motivo de orgulho?”
Guardiola sorriu e dusse: “Tenham cuidado, Sir Alex, Arsene… Estou a chegar…”. Pelo menos antes de ser informado de quantos Ferguson ganhou.
“Quantos?!”, perguntou ele. “Oh, meu Deus! Está bem… pertence a ele! Não o perseguirei de certeza”.
O espanhol tem um longo caminho a percorrer se quiser igualar o incrível número de Ferguson, que levantou 13 títulos da Premier League, 5 FA Cups e 2 troféus da Liga dos Campeões durante o seu tempo em Old Trafford.
Eis o top 10 de treinadores com mais prémios de Treinador do Mês:
Sir Bobby Robson – 6 vezes
Sam Allardyce – 6 vezes
Rafael Benitez – 7 vezes
Harry Redknapp – 8 vezes
Martin O’Neill – 8 vezes
Jurgen Klopp – 9 vezes
David Moyes – 10 vezes
Pep Guardiola – 11 vezes
Arsene Wenger – 15 vezes
Sir Alex Ferguson – 27 vezes
Achas que Guardiola vai conseguir ultrapassar Ferguson?