Zlatan Ibrahimović é um talento nisso, e mais do que isso, também é conhecido pela sua personalidade vincada, que já o fez estar envolvido no centro de controvérsias mais do que vez.
O atacante do AC Milan ganhou alguma reputação pela sua atitude incisiva no mundo de futebol, tendo a sua carreira sido repleta de cartões vermelhos, confrontos acalorados e entradas duras.
Contudo, um dos momentos mais infames da carreira de Ibrahimović envolveu um jogador que era talvez ainda mais conhecido por se envolver em incidentes do género.
Materazzi vs Ibrahimović
Estamos, claro, a falar de Marco Materazzi, que é também famoso por ter levado uma cabeçada de Zidane na final do Campeonato do Mundo de 2006.
Mas se perguntarmos ao antigo defesa italiano qual foi realmente o confronto mais doloroso da sua carreira futebolística, então há boas razões para pensar que ele escolheria Ibrahimović em vez de Zidane.
Isto porque o Matrix sofreu quase um golpe de Taekwondo por parte do atacante sueco durante o primeiro dérbi de Milão da época 2010/2011 na Serie A.
O vídeo do lance mostra como Materazzi foi enviado para o hospital pelo pontapé ao estilo kung-fu por parte de Ibra, que o deixou estendido no chão em pleno San Siro.
Não sabemos como, mas a verdade é que Ibrahimovic só recebeu um cartão amarelo. E apesar do sueco ter afirmado que “não fez de propósito” na altura, ele disse mais tarde que se tratava na realidade de um momento de vingança que se vinha a preparar há quase meia década.
Zlatan revela que foi vingança
De acordo com o Daily Mail, Ibra disse ao GQ Magazine em 2019:
“Materazzi fez-me uma falta assassina e magoou-me. Ele era um jogador de futebol duro, não faz mal. Mas há duas maneiras de ser duro, e uma delas é tentar magoar-te. Até [Paolo] Maldini era duro, mas com um objectivo diferente”.
“Foi num Juventus vs. Inter em 2006 e depois da falta tive de abandonar o campo por um momento e [o treinador Fabio] Capello disse: ‘Eu substituo-te’. Eu disse: ‘não, eu vou continuar'”.
“Eu queria voltar ao campo para me vingar dele. Se alguém me fizer isso, não o esquecerei. Mas passados dois minutos, fiquei com demasiadas dores para continuar. Não consegui jogar. Depois vou para Inter, Barcelona, Milão e coisa passou. No primeiro jogo, o dérbi de 2010/2011, todos eles estavam contra mim. OK, isto motiva-me. Mas, se não se tem qualquer controlo, não é bom. Vais perder a cabeça e fazer algo estúpido. Sofro penálti, e quem me fez falta? Materazzi. 1-0 para nós”.
“Na segunda parte, o Matrix1 vem na minha direcção e eu acerto-lhe com um lance de taekwondo, mandei-o para o hospital. Stankovic perguntou-me: “Porque fizeste isso? E eu respondi-lhe: ‘Há quatro anos que espero por este momento. É por isso'”.
Ibra só há um.