Bernardo Silva sabia que ia encontrar um dos melhores treinadores de sempre em Pep Guardiola quando se juntou ao Manchester City no ano de 2017.
“Se não é o melhor treinador do mundo, então [Guardiola] é um dos melhores”, disse o jogador português ao site do Manchester City aquando da sua chegada vindo do AS Monaco.
“Claro que quando tens a oportunidade de ser treinado por Guardiola, não dizes que não. Como todos sabemos, o que ele fez no Barcelona e no Bayern Munique foi incrível e a expectativa é que ele também ganhe títulos aqui. Vai ser muito bom trabalhar com ele e ter esta oportunidade”, disse o craque.
É claro que o Manchester City pode oferecer a todos os seus jogadores um salário muito apelativo, mas a oportunidade de jogar ao comando de Guardiola é também uma enorme motivação para as suas contratações.
O treinadorde 50 anos ajudou certamente Silva a tornar-se um playmaker de classe mundial, sendo que a estrela portuguesa evoluiu para se tornar num dos jogadores mais agradáveis de ver jogar na Europa.
E isto deve-se ao trabalho árduo, quer dentro de campo, quer fora dele. Guardiola pede muito dos seus jogadores e a reacção de Silva quando o seu treinador mandou “trabalhos de casa” aos jogadores foi hilariante. Foi como um momento de realização para Silva de que as coisas são diferentes com Pep ao comando.
Ao dirigir-se aos seus jogadores no balneário, Guardiola disse:
“Amanhã, convido-vos. Amanhã. Porque têm de descansar à noite. Com as vossas famílias, liguem a televisão e vejam o Crystal Palace x Arsenal”.
Not Pep giving the lads homework…
Bernardo’s face..??pic.twitter.com/c8XiKzStmp
— City Chief (@City_Chief) January 3, 2022
A cara de Bernardo Silva disse tudo. Parecia completamente estupefacto, como se nunca tivesse ouvido falar de tal pedido ou tivesse outros planos alinhados.
O vídeo é da época 2017/2018, quando o Manchester City tinha acabado de vencer Newcastle no dia 27 de dezembro.
No dia seguinte, o Crystal Palace, que ia jogar com o City brevemente, ia enfrentar o Arsenal no Selhurst Park.
Os jogadores do City que fizeram o trabalho de casa foram brindados com uma competição agradável, com o Arsenal a vencer a partida por 3-2.