Estará Cristiano Ronaldo realmente a trazer mais problemas do que soluções para o Manchester United atualmente?
O jogador de 36 anos de idade regressou a Old Trafford no verão, numa transferência que deixou todos os adeptos dos Red Devils em êxtase. E a verdade é que do ponto de vista de ser pago para meter a bola no fundo das redes, ele tem feito um belíssimo trabalho.
No entanto, está a criar-se uma narrativa de que o astro português está a puxar para baixo o United mais do que ajudar o clube. No seguimento da derrota do Manchester United frente ao Leicester por 4-2, Michael Cox, do The Ahtletic, fez uma análise pós-jogo a explicar “o porquê de Ronaldo dar tantas dores de cabeça a Solskjær em termos táticos”.
Cox escreveu:
“Ele tem 36 anos de idade e ao contrário dos rivais ao título que conseguem pressionar alto de forma constante e intensiva, Ronaldo simplesmente não tem a capacidade física para pressionar repetidamente – ou de todo”.
A verdade é que um adepto do clube partilhou um vídeo do Manchester United a fazer pressão alta na temporada passada, antes de Cristiano ter voltado, e esse vídeo tem “quebrado” esta narrativa que tem vindo a ser montada, mostrando que o problema talvez não seja de Cristiano Ronaldo.
O vídeo em questão foi de um jogo a contar para a Liga Europa em que o Manchester United enfrentou o AC Milan, isto no mês de março. A formação orientada por Solskjær bem que pressionava mas os italianos conseguiram construir tranquilamente a partir da defesa.
Confere:
Our incredible press before CR7 arrived, take me back! ?? pic.twitter.com/AieQ6ei8ZT
— EFB (@isoquince) October 18, 2021
Dá para perceber que não há uma estratégia real na forma como o United pressiona e que os jogadores o fazem de forma muito individual, sendo que nada é particularmente orquestrado, daí a facilidade em passar por cima dessa pressão.
Talvez Ronaldo não seja mesmo o problema…