Embora este clube tenha tido muitos grandes jogadores, incluindo Diego Armando Maradona, desde que Lionel Messi vestiu a camisola do Barcelona que conseguiu ultrapassar todos eles com a sua magia, pois juntamente com os seus companheiros de equipa conseguiu formar uma equipa considerada praticamente invencível, o que o levou a ganhar tudo e a tornar-se uma lenda do clube e do futebol mundial.
Assim, eis os seus 10 melhores momentos como jogador do Barça…
1. A estreia na primeira divisão
A 16 de novembro de 2003, Messi fez a sua estreia com o número 14 nas costas, num jogo contra o Porto que acabaram por perder. Mas desde o primeiro momento em que entrou em campo, o jogador mostrou a sua velocidade e enorme habilidade na bola, o que logo lhe valeu um lugar numa equipa cheia de estrelas como Samuel Eto’o e Ronaldinho.
2. O hat-trick ao Real Madrid
A primeira vez que Messi marcou 3 golos num único jogo foi contra o eterno rival Real Madrid, o que não é um feito insignificante tendo em conta que o Madrid também tinha uma equipa de superestrelas. Isto aconteceu a 10 de março de 2007 e, embora o jogo tenha terminado num empate a 3-3, só enalteceu a a enorme qualidade do jogador argentino, que nesse dia foi um verdadeiro pesadelo para a defesa de Los Blancos.
3. O melhor golo do Barcelona
https://youtu.be/Um7o_WljxSI
Em 2007, Messi marcou um golo que foi comparado com o chamado “Golo do Século” que Maradona marcou no Campeonato do Mundo no México em 1986, uma vez que também começou a partir do meio-campo, deixou vários adversários pelo caminho e definiu de forma correta na hora de finalizar. Se o de Maradona foi o melhor do século XX, para muitos o de Messi é o melhor do século XXI ou pelo menos é considerado o melhor da história de Barcelona.
4. O 6-2 ao Real Madrid
Este jogo teve lugar a 2 de maio de 2009. Após 11 minutos do primeiro tempo, o Real Madrid assumiu a liderança, mas depois veio o rolo compressor que era o Barcelona daqueles tempos, com uma linha de frente liderada por Samuel Eto’o, Thierry Henry e Lionel Messi. Esta foi a primeira temporada de Pep Guardiola como treinador dos Blaugranas e eles venceram a La Liga, a Taça e a Liga dos Campeões.
5. O golo frente ao Manchester United
Em 2011, Messi marcou este impressionante golo de fora da área contra o Manchester United para ganhar a sua segunda Liga dos Campeões. Bem, na verdade foi a sua terceira, mas na primeira ele ainda não era sequer titular.
6. Máquina goleadora
Durante 2012, Messi marcou 91 golos em todos os torneios em que participou, o que se tornou um recorde mundial, ultrapassando os 85 que o alemão Gerd Müller havia marcado em 1972. Esta proeza posicionou Messi como um dos melhores jogadores da história.
7. O triplete em 2015
Esta é a última Liga dos Campeões que o Barcelona ganhou até agora, com uma linha de frente capaz de assustar qualquer um: Neymar Jr, Luis Suárez e Lionel Messi.
8. O reencontro com Pep Guardiola
Em 2015, o Barcelona encontrou-se nas meias finais da Liga dos Campeões contra o Bayern de Munique, onde o antigo treinador do Barcelona, Pep Guardiola, se encontrava agora ao comando. Numa partida difícil, dois golos de Messi nos últimos 20 minutos deram a volta ao jogo e, no final, venceram por 3-0.
9. A celebração da camisola
Durante a época de 2017, o Real Madrid dominava em Espanha e em toda a Europa, mas o Barcelona venceu-os por 3-2 no Santiago Bernabéu, com um golo de Messi à última da hora, que celebrou ao tirar a camisola e ao mostrá-la aos adeptos do Real Madrid em tom de desafio.
10. O último golo
Talvez só Messi e os mais próximos dele soubessem disto, mas os restantes não faziam ideia de que o golo de cabeça que marcou a 16 de maio de 2021 contra o Celta Vigo viria a ser o seu último ao serviço do Barcelona.