Facebook Twitter Instagram
    Desporto365.com
    • Bónus de Apostas
    • Prognósticos Futebol
    • Bónus Casinos
    • Ver Futebol Online
    • Política de Privacidade
    Desporto365.com
    Desporto365.com » Info Desporto » 7 razões que provam que Portugal já não precisa de Cristiano Ronaldo

    7 razões que provam que Portugal já não precisa de Cristiano Ronaldo

    0
    By DESP365 on 2 de Outubro, 2026 Info Desporto
    ⭐ Adicionar como fonte preferida no Google

    Quatro golos, quatro marcadores diferentes e aquela que terá sido a melhor exibição desde que Jorge Jesus assumiu o comando da Seleção Nacional. Menos de 30 horas depois de Cristiano Ronaldo ter abandonado o estágio, Portugal foi a Copenhaga vencer a Dinamarca por 4-2. E deixou em campo uma resposta difícil de ignorar para uma pergunta que poucos se atreviam a fazer: será que Portugal joga mesmo melhor sem Ronaldo?

    Antes de tudo, uma coisa tem de ficar clara. Nada do que aconteceu em Copenhaga apaga aquilo que Cristiano Ronaldo fez por Portugal.

    O capitão construiu um legado que dificilmente será repetido. São 234 internacionalizações, um registo histórico de golos pela Seleção, o Euro 2016, as Ligas das Nações e mais de duas décadas em que a camisola portuguesa esteve inevitavelmente associada ao seu nome.

    Mas reconhecer o passado não obriga a ignorar o presente.

    E aquilo que Portugal mostrou diante da Dinamarca foi demasiado evidente para ser tratado como uma simples coincidência.

    1. Os números começam a tornar-se difíceis de ignorar

    Jorge Jesus já orientou Portugal em três encontros nesta Liga das Nações e cada um deles apresentou uma situação diferente relativamente a Cristiano Ronaldo.

    • Com Ronaldo titular: Portugal 1-0 País de Gales.
    • Com Ronaldo no banco durante todo o encontro: Noruega 1-2 Portugal.
    • Com Ronaldo fora do estágio: Dinamarca 2-4 Portugal.

    Contra o País de Gales, em Alvalade, Portugal marcou apenas uma vez.

    Nos dois encontros seguintes, sem Ronaldo disputar qualquer minuto, marcou seis golos.

    É uma amostra demasiado pequena para transformar os números numa verdade absoluta, mas a tendência inicial é impossível de esconder: ofensivamente, Portugal não perdeu capacidade sem Cristiano Ronaldo.

    Pelo contrário.

    A equipa marcou mais, criou perigo através de diferentes jogadores e apresentou um futebol ofensivo consideravelmente mais imprevisível.

    2. A melhor exibição da era Jorge Jesus aconteceu precisamente agora

    O 4-2 em Copenhaga não pode ser reduzido ao resultado.

    Portugal não ganhou graças a um lance fortuito, a uma inspiração individual ou a um golo arrancado nos últimos minutos.

    Portugal foi melhor.

    E foi-o durante largos períodos frente a uma Dinamarca que prometia representar um dos testes mais complicados deste grupo.

    A equipa portuguesa entrou agressiva, pressionou a construção dinamarquesa e procurou recuperar a bola em zonas adiantadas.

    O primeiro aviso chegou rapidamente.

    Aos 13 minutos, João Cancelo recuperou a bola, combinou com Gonçalo Ramos e apareceu em posição para finalizar, picando sobre Hermansen e colocando Portugal na frente.

    Damsgaard empatou aos 23 minutos.

    Noutras circunstâncias, Portugal poderia ter sentido o golpe. Desta vez, demorou apenas dois minutos a responder.

    Gonçalo Ramos fez o 2-1.

    Højlund voltou a empatar aos 53 minutos e Portugal voltou a reagir.

    Vitinha colocou novamente a equipa na frente aos 67 minutos e João Félix, lançado a partir do banco, fechou a vitória aos 87.

    Quatro golos fora de casa. Quatro marcadores diferentes.

    Mais importante ainda: uma equipa que não entrou em pânico quando sofreu.

    3. Portugal passou finalmente a defender com onze

    Talvez esta seja a diferença tática mais importante.

    Cristiano Ronaldo tem 41 anos e já não consegue oferecer a mesma intensidade sem bola que apresentava noutras fases da carreira.

    Isso não diminui aquilo que continua a conseguir fazer dentro da área. Significa apenas que existem compromissos táticos quando se coloca um jogador com essas características no onze.

    Com Gonçalo Ramos, a dinâmica muda radicalmente.

    O avançado pressiona os centrais, fecha linhas de passe, persegue a primeira fase de construção e obriga os adversários a tomar decisões mais rapidamente.

    Não espera simplesmente que Portugal recupere a bola para depois participar no ataque.

    Participa ativamente na recuperação.

    E isso permite que Bruno Fernandes, Vitinha e os restantes jogadores portugueses pressionem vários metros mais à frente.

    O primeiro golo em Copenhaga é um exemplo perfeito: pressão, recuperação numa zona perigosa, combinação rápida e finalização.

    No futebol moderno, o primeiro defesa é muitas vezes o ponta de lança.

    Portugal voltou a ter um.

    4. De repente, ninguém sabe de onde vai aparecer o perigo

    Há um dado particularmente revelador na vitória sobre a Dinamarca.

    Os quatro golos foram marcados por quatro jogadores diferentes.

    João Cancelo, Gonçalo Ramos, Vitinha e João Félix.

    Um lateral, um ponta de lança, um médio e um avançado lançado a partir do banco.

    Não existe melhor demonstração da imprevisibilidade ofensiva que Portugal apresentou.

    Durante muitos anos, Cristiano Ronaldo foi tão decisivo que se tornou natural procurar constantemente o capitão no último terço.

    Cruzamentos procuravam Ronaldo. Transições procuravam Ronaldo. Bolas paradas procuravam Ronaldo. Os movimentos dos restantes jogadores eram muitas vezes condicionados pela posição de Ronaldo.

    Durante muito tempo, isso fez sentido porque Ronaldo resolvia.

    A questão é perceber se continua a fazer sentido aos 41 anos.

    Em Copenhaga, Portugal atacou de forma diferente.

    Quando não existe uma referência que concentre uma enorme percentagem das atenções ofensivas, surgem movimentos de vários lados.

    E a Dinamarca sentiu enormes dificuldades em perceber de onde apareceria o próximo perigo.

    5. Bruno Fernandes e Vitinha parecem finalmente libertados

    Há jogadores que podem beneficiar especialmente desta nova dinâmica.

    Bruno Fernandes é um deles.

    O médio teve influência direta em momentos decisivos da partida, encontrando Gonçalo Ramos em profundidade e participando também na construção da jogada que terminou com Vitinha a marcar.

    Sem uma referência ofensiva que tenha obrigatoriamente de ser procurada constantemente, Bruno ganha liberdade para decidir de acordo com aquilo que encontra em cada momento.

    E depois existe Vitinha.

    Um dos médios portugueses mais talentosos da sua geração conseguiu finalmente marcar pela Seleção principal, à 46.ª internacionalização.

    O número é surpreendente para um jogador com a sua qualidade técnica e capacidade para aparecer perto da área.

    Em Copenhaga, apareceu.

    E marcou.

    Até Rafael Leão, agora com a responsabilidade simbólica de utilizar a camisola 7, mostrou uma equipa menos presa a hierarquias ofensivas e mais disponível para dividir responsabilidades.

    Portugal deixou de parecer uma equipa construída para encontrar um jogador e passou a parecer uma equipa construída para encontrar o espaço.

    6. Gonçalo Ramos já mostrou isto demasiadas vezes para ser coincidência

    A discussão seria muito diferente se Portugal não tivesse uma alternativa credível a Cristiano Ronaldo.

    Mas tem.

    E Gonçalo Ramos já respondeu várias vezes quando recebeu essa responsabilidade.

    A memória mais evidente continua a ser o Mundial do Qatar.

    Fernando Santos retirou Ronaldo do onze nos oitavos de final diante da Suíça e entregou a titularidade a Gonçalo Ramos.

    Resultado?

    Portugal venceu por 6-1 e Ramos marcou três golos.

    Anos depois, a história volta a apresentar sinais semelhantes.

    Em Oslo, Ronaldo ficou no banco e foi Gonçalo Ramos quem marcou um dos golos portugueses.

    Em Copenhaga, voltou a ser titular, voltou a marcar e participou ativamente no futebol ofensivo da Seleção.

    Mas há algo que vai além dos golos.

    Ramos oferece pressão, mobilidade, movimentos de rutura e disponibilidade para abrir espaços para os colegas.

    Não precisa necessariamente de tocar na bola para influenciar uma jogada.

    A alternativa a Ronaldo, portanto, já não é uma experiência.

    É um avançado que continua a responder quando lhe entregam o lugar.

    7. Um grupo unido pode valer mais do que qualquer individualidade

    E chegamos inevitavelmente ao ponto mais delicado.

    O problema deixou de ser exclusivamente futebolístico depois do que aconteceu em Oslo e nos dias seguintes.

    Cristiano Ronaldo aqueceu durante largos minutos diante da Noruega, mas Jorge Jesus acabou por decidir não o lançar.

    No final da partida, Ronaldo seguiu rapidamente para o balneário e não acompanhou os colegas no agradecimento aos adeptos.

    Seguiram-se dias de enorme tensão.

    O capitão não integrou os treinos coletivos, Pedro Proença alterou os seus planos para acompanhar a situação e houve uma reunião entre as principais figuras deste conflito.

    Depois surgiu a conferência de imprensa de Jorge Jesus.

    O selecionador deixou clara a hierarquia: é o treinador quem decide quem joga.

    Jesus antecipou ainda que, em condições normais, Gonçalo Ramos seria titular diante da Dinamarca.

    Pouco depois, Ronaldo abandonou o estágio.

    O próprio jogador confirmou publicamente a decisão e prometeu explicar “a seu tempo” as razões que o levaram a sair da equipa nacional.

    Independentemente da versão que venha posteriormente a ser conhecida, o resultado imediato foi este: Portugal chegou a um jogo oficial sem o seu capitão depois de vários dias de enorme turbulência.

    E os jogadores que ficaram responderam com uma vitória por 4-2.

    Responderam dentro do campo.

    Ronaldo é maior do que este momento, mas Portugal também é maior do que Ronaldo

    É possível defender simultaneamente duas ideias.

    Cristiano Ronaldo é o maior jogador da história do futebol português.

    E Portugal pode atualmente ser uma equipa melhor sem Cristiano Ronaldo no onze.

    Uma afirmação não apaga a outra.

    O problema começa quando o passado é utilizado para garantir direitos eternos sobre o presente.

    O futebol não funciona assim.

    234 internacionalizações não compram uma titularidade para sempre. Os golos históricos não pressionam os centrais adversários em 2026. O Euro 2016 continuará no museu independentemente de quem jogar o próximo encontro.

    Legado não significa lugar cativo.

    Copenhaga pode ter mostrado o início de uma nova Seleção

    Portugal possui uma geração extraordinariamente talentosa.

    Bruno Fernandes, Vitinha, João Félix, Rafael Leão, Gonçalo Ramos, João Cancelo e muitos outros oferecem soluções suficientes para construir uma equipa dinâmica, agressiva e imprevisível.

    Durante demasiado tempo, qualquer discussão sobre a Seleção acabava inevitavelmente na mesma pergunta: Ronaldo joga?

    Copenhaga poderá ter mudado a pergunta.

    Talvez agora seja necessário perguntar:

    depois de vermos aquilo que Portugal consegue fazer sem ele, deve Ronaldo voltar automaticamente ao onze?

    A resposta já não parece tão evidente como durante mais de duas décadas.

    Segue-se a Noruega, no Dragão, e Portugal deverá voltar a entrar em campo sem Cristiano Ronaldo.

    Durante praticamente toda uma geração, imaginar a Seleção sem CR7 parecia uma péssima notícia.

    Depois do que aconteceu em Copenhaga, talvez já não seja.

    Related Posts

    VÍDEO: Jogador de Portugal é apertado sobre Ronaldo e a resposta deixa ainda mais dúvidas

    2 de Outubro, 2026

    Mourinho já percebeu o que está a correr mal com Vinícius e fez-lhe uma exigência que pode mudar tudo

    1 de Outubro, 2026

    João Félix já escolheu onde quer jogar e pode protagonizar um dos negócios do ano a custo zero

    1 de Outubro, 2026

    © 2026 Desporto365.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.