💥 Bomba 21 anos depois: Mourinho pede desculpa por final da Champions!
José Mourinho surpreendeu tudo e todos ao quebrar o silêncio sobre uma das decisões mais polémicas da sua carreira: deixar Benni McCarthy no banco na final da Liga dos Campeões de 2004.
Mourinho lembra-se… e finalmente pede desculpa
Foram precisos 21 anos, mas o Special One não esqueceu. Através de uma publicação nas redes sociais, o atual treinador do Fenerbahçe dirigiu-se diretamente ao antigo avançado sul-africano com um pedido de desculpas carregado de emoção — e com o seu habitual toque de ironia:
“Desculpa @bennimac17 por te ter deixado no banco, mas tinha um pressentimento de que o miúdo louco @calberto_oficial ia marcar.”
O miúdo louco era Carlos Alberto, que acabou por abrir o marcador na vitória por 3-0 frente ao Mónaco, naquele que foi o ponto mais alto da carreira de Mourinho ao serviço do FC Porto.
A final inesquecível… mas com sabor agridoce
Benni McCarthy tinha sido uma das figuras da campanha vitoriosa dos dragões, com 25 golos na época, incluindo dois frente ao Manchester United nos oitavos de final. Mas, para surpresa de todos, não foi titular na final.
Em entrevista à revista FourFourTwo, anos depois, McCarthy recordou o momento com sentimentos mistos:
“Foi o maior momento das nossas carreiras, mas as celebrações foram estranhas… o Mourinho nem estava lá.”
Segundo o sul-africano, já era sabido que o técnico ia rumar ao Chelsea e os adeptos do Porto não perdoaram a iminente saída:
“Recebeu ameaças de morte, por isso protegeu a família e saiu logo. Nem celebrou com a equipa.”
Inglaterra no destino… mas nunca para Mourinho
Benni acabaria por concretizar o sonho de jogar em Inglaterra ao serviço do Blackburn Rovers, onde brilhou antes de rumar ao West Ham. Curiosamente, Mourinho quase o levou para o Chelsea, mas o FC Porto recusou vender qualquer jogador ao técnico após a sua saída:
“Ele disse-me: ‘Vai para Inglaterra, faz uma grande época e eu venho buscar-te.’”
O plano quase resultou, mas o Blackburn bloqueou a transferência. McCarthy confessou que teria escolhido jogar no Everton em vez do Real Madrid, tal era o seu fascínio pela Premier League.