Pior formação nas provas da UEFA: Das 80 equipas da Champions e Liga Europa, só o Benfica não pontuou

Pior formação nas provas da UEFA: Das 80 equipas da Champions e Liga Europa, só o Benfica não pontuou

Terminada as fases de grupos da Liga dos Campeões e Liga Europa, é hora de fazer balanços. Portugal fez-se representar por três equipas na Liga Milionária e duas na Liga Europa, mas só três conseguiram os objetivos.

Dos ´três grandes`, só o FC Porto passou aos oitavos-de-final da Champions. Sporting caiu para a Liga Europa e Benfica acabou em último no seu grupo. Na competição secundária da UEFA, SC Braga passou aos 16-avos-de-final, o Vitória de Guimarães ficou pelo caminho.

O Benfica, que já sabia que seria a pior equipa portuguesa das provas da UEFA e a pior da Liga dos Campeões, viu esta quinta-feira confirmada mais um recorde negativo: os ´encarnados` foram a única equipa a não fazer qualquer ponto nas fases de grupos das competições europeias. Das 80 equipas em prova (32 na Champions e 48 na Liga Europa) os ´encarnados` terminaram na última posição, com zero pontos.

Isto porque esta quinta-feira o Vardar, que não tinha qualquer ponto na Liga Europa, conseguiu empatar a uma bola com o Rosenborg, na despedida da edição 2017/18 da Liga Europa.

Além dos macedónios do Vardar, o Oympiacos (Champions) foi a outra equipa que só fez um ponto. Qarabag, Mónaco e APOEL fizeram dois na Liga dos Campeões, os mesmos que o Zlín na Liga Europa.

O Benfica, que foi cabeça-de-série no sorteio da Liga dos Campeões, terminou a fase de grupos sem qualquer ponto, depois de perder os seis encontros disputados com Basileia, CSKA Moscovo e Manchester United. A equipa de Rui Vitória sofreu 14 golos e apenas marcou um.

   

Fonte: SAPO Desporto